A legislação que regula os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos tem em conta o princípio da responsabilidade alargada do produtor. A esse, compete a gestão do resíduo, quando este atinge o fim de vida. Essa gestão pode ser assumida de forma individual, ou transferida para um sistema integrado.

Nesse contexto a Semural We tornou-se aderente do Sistema Integrado de Gestão de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (SIGREEE) e do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (SIGRPA), na modalidade de ponto de recolha desses materiais e de tratamento dos REEE.

O volume de REEE’s têm vindo a crescer ao longo do tempo, em Portugal. Estes resíduos, destacam-se pelo seu grande potencial de reciclagem, no entanto grande parte deles são recolhidos e tratados de forma incorreta, libertando assim “agentes” poluidores para o meio-ambiente.

A adesão da Semural a estes sistemas vem reforçar o compromisso da empresa em garantir um correto encaminhamento e tratamento destes resíduos e no alcance das metas europeias previstas para este fluxo específico.