Icone Menu

O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima)

13-02-2019

O IPCC estuda os efeitos das mudanças climáticas globais

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, mais conhecido como IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) é uma organização científico-política, criada em 1988, pela iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização Meteorológica Mundial(OMM).

 

Tem como objetivo principal sintetizar e divulgar o conhecimento mais avançado sobre as mudanças climáticas que hoje afetam o mundo, especificamente, o aquecimento global, apontando as suas causas, efeitos e riscos para a humanidade e o meio ambiente, e sugerindo maneiras de combater os problemas.

 

O IPCC não produz pesquisa original, mas reúne e resume o conhecimento produzido por cientistas de alto nível independentes e ligados a organizações e governos.

 

É do conhecimento geral que o IPCC representa a maior autoridade mundial a respeito do aquecimento global e tem sido a principal base para o estabelecimento de políticas climáticas mundiais e nacionais, mas isso não o livra de receber críticas. Desde sua fundação, o IPCC produziu cinco grandes relatórios e alguns outros documentos. O primeiro relatório surgiu em 1990 e o último em 2014.

 

A qualidade e seriedade do seu trabalho, que envolve milhares dos mais reputados cientistas da atualidade, valeu-lhe o Prémio Nobel da Paz em 2007.

 

Encontre todos os estudos, relatórios e atividades do IPCC no site: https://www.ipcc.ch/

voltar ao topo

Ao subscrever a nossa newsletter, está a concordar com a Política de Privacidade.

zuka