Icone Menu

Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050

06-02-2019

O objetivo passa por atingir a neutralidade carbónica da economia Portuguesa

O “Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050“ foi apresentado pelo Governo português, e pretende responder ao objetivo definido a nível nacional, na última Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP22).

Nesta Conferência, o país comprometeu-se a ser neutro em emissões de gases com efeito de estufa (GEE) até ao final da primeira metade do século.

 

Com o lema “caminho de futuro”, o objetivo geral do Roteiro consiste na elaboração de um vasto conjunto de informação e conhecimento que permita dar suporte técnico ao objetivo de atingir a neutralidade carbónica da economia Portuguesa em 2050, confirmando assim, o posicionamento de Portugal entre os países que assumem a liderança no combate às alterações climáticas.

 

A neutralidade carbónica consiste no valor nulo de emissões líquidas de gases com efeito de estufa, tendo em conta o total nacional de emissões, constante do inventário que Portugal submete no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC). Nesse sentido, o objetivo geral deste roteiro consiste na apresentação de alternativas, tecnicamente exequíveis, economicamente viáveis e socialmente aceitáveis, que permitam a redução dos GEE até 2050.

 

O Roteiro está disponível em www.descarbonizar2050.pt, um portal que permite acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos em curso.

 

Fonte: Noctula

voltar ao topo

Ao subscrever a nossa newsletter, está a concordar com a Política de Privacidade.

zuka