Icone Menu

Público desafia leitores a fotografarem piores exemplos de embalagens de plástico

26-07-2018

Em vésperas do Dia Nacional da Conservação da Natureza

O jornal Público lançou um repto aos seus leitores: fotografa as utilizações mais desnecessárias de embalagens de plástico e envia-nos. Daqui sairá uma galeria colaborativa para pôr o dedo na ferida.

 

Todos os dias há novas notícias a dar à costa. Um mar de plástico gigante a invadir a República Dominicana. Uma ilha onde não se caminha chamada a Grande Mancha de Lixo do Pacífico, que tem 17 vezes o tamanho de Portugal. Mil e um projectos e campanhas pela mudança de hábitos: contra as palhinhas, contra os copos descartáveis, contra o lixo em geral.

 

Contudo, como relembra o The Guardian, reduzir e reciclar o plástico ajuda, mas não resolve o problema, enquanto as grandes empresas não "assumirem responsabilidades pelos problemas que estão a criar". E basta dar uma volta por supermercados e lojas para darmos de caras com aplicações supérfluas deste material — de peças de fruta envoltas em novelos de plástico a produtos de plástico conservados em caixas de plástico embrulhadas em película de plástico.

 

A pensar nisto, o jornal pede para fotografarem exemplos de utilização desnecessária e excessiva de plástico e de embalagens de plástico no dia-a-dia. No final, será feita uma fotogaleria para abanar mentalidades.

 

Fonte: Público

voltar ao topo

Ao subscrever a nossa newsletter, está a concordar com a Política de Privacidade.

Copyright Semural 2018. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

zuka